Quando uma empresa busca diminuir custos e melhorar os processos que são realizados por seus funcionários, normalmente ela pensa em instalar uma máquina para esse trabalho. Mas, muitas pessoas acham que trocar humanos por máquinas é automatizar o processo, o que é um erro. Existem diferenças entre automatizar e mecanizar. E para explicar sobre esses dois termos, preparamos esse post. Acompanhe.
Pense em uma esteira. É muito simples instalá-la em uma fábrica para que ela contribua com os processos internos. Mas o mais difícil é torná-la inteligente, ou seja, que identifique e informe o peso de determinado produto, direcione trajetos. Esse é um exemplo prático da diferença entre mecanizar (primeira situação) e automatizar (segunda situação).
Ou seja, mecanização é trocar o trabalho que um profissional faz por uma máquina, e automatização permite que esse equipamento seja inteligente, beneficiando ainda mais o processo dentro da sua empresa.
Mecanização
Geralmente, quando o assunto é otimização de processos, grande parcela das empresas pensa em mecanização, ou seja, colocar uma máquina para exercer uma função antes exercida por um funcionário.
Essa prática surgiu com a Revolução Industrial, quando as antigas fábricas de manufatura foram substituídas por sistemas fabris mecanizados. Isso permitiu que os processos produtivos fossem acelerados, dando início às produções em grande escala. Entretanto, ela vem sendo substituída pela automação.
Automação
A automação funciona como um sistema flexível e que depende de dispositivos elétricos, eletrônicos, mecânicos, hidráulicos e pneumáticos para um desempenho satisfatório. Dessa forma, garantindo a continuidade do processo, realizando acionamentos e interagindo com os sistemas, atuando de forma interligada.
Neste sentido, percebe-se que a automação é um processo mais complexo, que demanda inteligência, planejamento e um projeto bem elaborado sobre custo-benefício. Se tivermos um sistema mecanizado e atribuirmos a estes sistemas de controle e inteligência, teremos uma automação.
Percebeu a diferença? Com sistemas automatizados e inteligentes, os seus profissionais assumem funções estratégicas e os processos podem ganhar um nível mais elevado e de qualidade.
Quer ler mais conteúdos relevantes para a sua empresa? Clique aqui e veja outros conteúdos da Lycos Equipamentos.