Uma nova revolução industrial está em curso onde toda a cadeia de produção é automatizada e digitalizada. Estamos falando da Indústria 4.0, um conceito que surgiu em 2011, na Feira de Hannover, na Alemanha, e une a automatização da indústria com a Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Big Data, Impressão 3D, entre outros.
É onde os equipamentos começam a “conversar” entre si - uma maneira muito inteligente de produção com foco na otimização e digitalização dos serviços.
Esses conceitos estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas. Isso porque a tecnologia e a inovação devem fazer parte da missão desses negócios que buscam o crescimento e a relevância no mercado onde atuam.
A definição de Indústria 4.0 surgiu na Alemanha, um país pioneiro nas iniciativas tecnológicas industriais e referência na engenharia e no desenvolvimento de produtos. A proposta básica do modelo é conectar máquinas, sistemas e ativos em redes inteligentes capazes de controlar toda a cadeia e produção de maneira autônoma.
Além disso, também representa uma mudança de paradigma na maneira como planejamos e executamos o desenvolvimento de novidades no mercado.
Pense que todas as máquinas da sua empresa fossem conectadas em um único sistema, que permitisse o controle e o acompanhamento em tempo real, com indicadores e outros dados relevantes para reduzir custos e manter a produtividade. Essa é a proposta da Indústria 4.0.
Princípios e ferramentas
A implantação e o desenvolvimento da Indústria 4.0 envolvem cinco princípios:
• Capacidade de operação em tempo real: tratamento de dados para tomada de decisões;
• Virtualização: simulações de projetos pela internet;
• Descentralização: decisões rápidas e com mais envolvidos;
• Orientação a serviços: utilização de softwares;
• Modularidade: produção conforme a demanda.
Assim, novas ferramentas passaram a se incorporar no dia a dia dentro das indústrias. Um exemplo é a Inteligência Artificial, que consiste na criação de softwares capazes de simular a capacidade humana de analisar dados e tomar decisões.
Também é utilizada a Internet das Coisas, que permite a troca de dados direta e instantânea entre diferentes dispositivos. Ou seja, é conectar acessórios, ferramentas, máquinas ou até mesmo a fábrica inteira.
Impacto
Apesar de recente, a Indústria 4.0 já modifica a realidade operacional das indústrias. Essas mudanças afetam todo o cenário mercadológico, dando início aos novos modelos de negócios que vem modificando a entrega de resultados para os clientes.
As fábricas inteligentes serão capazes de desenvolver produtos personalizados que atendem o anseio do cliente deixando-os satisfeitos com o serviço oferecido. É mais crescimento e novidades.
ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA CONHECER MAIS SOBRE A EMPRESA!