O dia a dia na indústria foi facilitado com a ajuda de máquinas e equipamentos criados por pessoas que se dedicaram a pesquisar e implementar essas soluções. E esses inventores, tão importantes para o desenvolvimento da vida no planeta, são lembrados neste 4 de novembro, considerado o Dia do Inventor.
Do surgimento da roda até o lançamento da internet, existem muitas criações revolucionárias e que merecem ser destacadas. Algumas pioneiras, que ajudaram a pavimentar a estrada da inovação, foram se aperfeiçoando ao longo do tempo. Mostramos a seguir algumas das invenções mais importantes para a indústria. Confira.
Roda
Difícil falar de invenção sem começar pela importância do surgimento da roda. Sabe-se que a primeira representação da roda data de 3500 a.C. e foi feita numa placa de argila. Antes disso, a humanidade não tinha ferramentas eficientes para o transporte individual e nem para escoamento da sua produção. E um simples objeto permitiu funcionalidades poderosas. Em 1895, na França, o industrial Edouard Michelin adaptou a invenção para uso em automóveis.
Motor
Seja movido a vapor ou carvão, em suas primeiras aparições, o motor foi evoluindo até chegamos ao modelo atual, que usa derivados de petróleo como combustível. Sua primeira versão foi desenvolvida por Nicolaus Otto com o primeiro motor atmosférico. Já o engenheiro alemão Rudolf Diesel patenteou o primeiro motor a diesel. A partir disso, a mecanização de produção em série foi possível, aumentando a produtividade e garantindo prosperidade material como nunca antes havia sido conquistado.
Código Morse e Telégrafo
Surgiu entre 1830 e 1840 e foi criado por Samuel Morse com a ajuda de outros inventores. Foi o que permitiu expandir a comunicação a longas distâncias. Com isso, sinais elétricos eram emitidos por meio de cabos entre estações. Conjuntamente, ocorreu a implementação do famoso Código Morse, que foi criado para simplificar a recepção das mensagens. O telefone viria após invenção de Alexander Graham Bell em 1876.
Transístor
Sem ele, você provavelmente não estaria lendo este texto no celular ou computador e muito menos teria implementado algum software na sua empresa. Os transistores foram criados no final da década de 1940. Seus inventores, John Bardeen, Walter Houser Brattain e William Bradford Shockley foram laureados com o Prêmio Nobel de Física de 1956. O dispositivo substituiu sistemas mecânicos e permitiu a criação de celular e computadores.
Internet
Responsável por conectar milhões de pessoas, a rede mundial de computadores surgiu na década de 1960, criada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e liderada pelo cientista Paul Baran.
Permitiu melhorar a comunicação nas empresas, agilizando processos, além da implementação de sistemas inteligentes que passaram a comandar máquinas sem a necessidade de intervenção humana. É isso que preza a Indústria 4.0, a fase atual da revolução na indústria, e que vem tornando o setor cada vez mais competitivo.
Falamos mais sobre Indústria 4.0 neste artigo. Clique aqui. Entre em contato conosco para conhecer mais sobre a Lycos!