Normas de Segurança de Máquinas e Equipamentos, ou simplesmente NR12: se você é dono de empresa e ainda não sabe o que significa esse conjunto de letras e números, esse texto é a sua cara.
Vamos falar um pouco mais sobre o que é a tão famosa NR12, o que ela regulamenta e por que ela é tão importante para a indústria, explicando sobre procedimento de segurança e análise de risco.
Vem com a gente? Boa Leitura!
O que é a NR12 e o que ela regulamenta?
A NR12 é uma norma do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Criada em 8 de junho de 1978, ela tem o intuito de regulamentar a segurança de máquinas e equipamentos para trabalhadores dentro das indústrias, assegurando proteção à saúde e integridade física de todos.
Em sua história, passou por várias mudanças e atualizações, sempre com o objetivo de garantir melhorias às condições de trabalho e segurança à vida dos trabalhadores e demais pessoas que frequentam os ambientes de uma empresa.
Após a implementação das normas de forma eficiente e adequada, os trabalhadores devem, obrigatoriamente, cumprir orientações relativas a todos os procedimentos, recebendo treinamento adequado das respectivas empresas.
Para resumir melhor, a NR12 exige a adequação das seguintes medidas:
- De proteção coletiva;
- Administrativas ou de organização do trabalho;
- De proteção individual.
A importância das Normas de Segurança à Indústria
Estar em conformidade com as Normas de Segurança à Indústria assegura diversos benefícios: credibilidade à empresa, adequação às leis e, claro, ainda mais importante, a saúde e integridade à vida dos trabalhadores.
Por meio delas, evitam-se acidentes que podem prejudicar o funcionário e impactar a empresa, como, por exemplo, em relação à produtividade e aos lucros.
Resumidamente, a importância de seguir as normas se dá pelo cuidado à saúde e à vida do empregado em relação ao uso de equipamentos industriais, e o zelo à instituição, demonstrando responsabilidade no mercado e respeito pelas pessoas.
Checklist: você está cumprindo a NR12?
Cheque suas máquinas e equipamentos e entenda se você está adequado e adaptado às Normas de Segurança na Indústria (NR12):
- Análise de Risco: certifique-se de que um profissional capacitado já fez a análise de risco dos equipamentos.
- Sinalização: analise se todas as áreas de risco, proteções e partes móveis dos de equipamentos estão sinalizadas, bem como se existem placas de advertência e sensores em portas e locais perigosos.
- Equipamentos elétricos: é necessário ter proteção antichoque, dispositivos de acionamento, intertravamento e alerta, cortina de luz, pedal de acionamento, scanner, bloco hidráulico, entre outros, interface de segurança, etc.
- Acionamento acidental: é essencial contar com proteções que evitem acionamento acidental, dispositivos suficientes de parada de emergência e ciclo, sempre em local visível e de fácil acesso, bem como botões de comando e travas de segurança.
- Dispositivos de partida e parada: redundância no acionamento, fácil acesso, longe de zonas perigosas e riscos adicionais, chave geral de fácil acesso e sistema de bloqueio mecânico são alguns dos requisitos importantes.
- Painel elétrico: deve estar sinalizado, sem acúmulo de cabos elétricos ou objetos dentro do quadro.
- Áreas de circulação: precisam ser livres, permitir movimentação segura, plataformas com parapeito e rodapé, escadas com corrimão e sinalização.
- Manutenção: devem ser registradas, feitas por profissionais especializados na área.
Ainda em dúvida sobre as NR12? Saiba Mais!
A Lycos possui uma série de soluções ligadas a Norma Regulamentadora para te ajudar! Acesse o nosso site e saiba mais.