A NR 17 trata da ergonomia e dos riscos à saúde de ambientes e locais de trabalho impróprios, ela é essencial para manter as condições de trabalho e proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Em linhas gerais, a nova NR 17 mantém os mesmos cinco temas de condições de trabalho:
▪️Organização do trabalho
▪️Levantamento, transporte e descarga individual de cargas
▪️Mobiliário dos postos de trabalho
▪️Trabalho com máquinas, equipamentos e ferramentas manuais
▪️Condições de conforto no ambiente de trabalho
No final do último ano, ocorreram alterações na NR 17 aos quais a Lycos Equipamentos fortaleceu a qualificação dos seus profissionais para seguir as regras restritamente e desempenhar um trabalho adequado nas áreas que atua.
Uma das principais alterações está centrada na dinâmica de aplicação da norma, com a introdução da figura da Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) e requisitos mais claros para elaboração da Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
De acordo com o texto, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) com grau de risco 1 e 2, bem como os microempreendedores individuais (MEI) estão dispensados da elaboração da AET, porém devem atender as demais disposições previstas na NR-17, quando aplicáveis.
A AET pode ainda ser demandada quando houver situações complexas, especialmente quando se evidencia não existir uma solução clara, e nas situações de organização do trabalho onde alguns desajustes no processo produtivo podem ocasionar sobrecarga para os trabalhadores.
O novo foco da NR17 exigirá, cada vez mais, profissionais preparados e experientes, pois as demandas de AET serão focadas na resolução de problemas complexos e que não apresentam soluções óbvias.
Gostaria de saber todas as mudanças? Acesse o link e confira o PDF completo da atualização da NR 17 no site da Lycos Equipamentos.