A ergonomia é uma área que se preocupa com a adaptação do trabalho ao homem, buscando o bem-estar e a segurança dos trabalhadores. ⚠
Ela é aplicada em diversos setores, como indústria, comércio e serviços. Alguns dos riscos ergonômicos mais comuns nas empresas são:
▪ Trabalho repetitivo
O trabalho repetitivo é um dos principais fatores para o surgimento de distúrbios nos membros superiores. Ciclos curtos com mais de 6 mil repetições por turno de trabalho são considerados um risco significativo. Trabalhadores expostos a essa situação sem pausas ou outros mecanismos de regulação tendem a apresentar problemas e lesões com o tempo.
▪ Levantamento e transporte manual de cargas (principalmente superiores a 25kg)
O transporte de peso pode causar sobrecarga nos músculos e traumas musculares entre trabalhadores. Cerca de 60% dos problemas musculares são causados pelo levantamento de cargas e 20% por puxar ou empurrar. Isso ocorre devido às variações individuais das capacidades físicas, treinamentos insuficientes e frequentes substituições de trabalhadores.
▪ Esforços estáticos e posturas estáticas (má postura)
Podemos citar entre os expostos a estas situações: trabalhos com estoques de mercadorias elevadas, atividades dos mecânicos de manutenção, linhas de montagem de alta precisão, trabalhos administrativos com uso de computador ou notebook, eletricistas, soldadores e outros.
▪ Fatores de organização do trabalho
Quando uma pessoa está tensa, a tensão interna dos músculos afeta a circulação sanguínea e um dos principais sintomas é a dor nos músculos do pescoço e dos ombros, conhecida como "dor em cabide", causada pelo acúmulo de ácido lático.
▪ Fatores ambientais
As condições ambientais no local de trabalho podem ser uma fonte de estresse e desconforto, incluindo temperaturas extremas, ruídos, vibrações, exposição a agentes químicos perigosos e iluminação inadequada. Esses fatores não só causam desconforto, mas também aumentam o risco de acidentes e podem afetar negativamente a saúde dos trabalhadores.
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é uma ferramenta importante para identificar e corrigir esses riscos. ✅
A ergonomia aplicada adequadamente melhora a segurança, saúde e produtividade no ambiente de trabalho.
@lycosequipamentos