Um novo ano se inicia e as expectativas para o desempenho do mercado estão no radar dos gestores. E o que esperar da indústria para 2021? Quais desafios e aprendizados com esse 2020 tão atípico serão considerados para tornar o próximo ano melhor? E o consumidor? Como a pandemia alterou o seu comportamento?
Não é possível analisar 2020 sem considerar o impacto provocado pela Covid-19 em todos os setores da economia, principalmente, na indústria. Mas, em meio a tantas dificuldades, é importante observar que esse cenário desafiador que se apresentou com a crise sanitária fez que novos comportamentos fossem adotados nas empresas, principalmente voltados à tecnologia e ao bem-estar dos colaboradores.
Aprendizado e tendências
No início da pandemia, por exemplo, o receio da falta de insumos evidenciou o debate sobre a necessidade de reduzir os desperdícios. Além disso, com a queda na demanda e, consequentemente na lucratividade dos negócios, ficou ainda mais importante ter uma empresa eficiente para superar as dificuldades.
E todas essas questões puderam ser resolvidas com novas tecnologias incorporadas no dia a dia, no modelo conhecido como Indústria 4.0. Quem já estava preparado, largou na frente e deve colher os frutos no momento da recuperação. Quem não acompanhou, precisa estar atento para adotar essas iniciativas afim de se tornar competitivo e permitir que 2021 seja de crescimento.
Por isso, no cenário de crise atual, quem já estava preparado largou na frente. Da mesma forma, deve colher os frutos no momento da recuperação. Por outro lado, quem ficou para trás deve sofrer bastante e provavelmente continuará enfrentando dificuldades mesmo quando as coisas melhorarem.
Dessa forma, as tendências para 2021 são: considerar adotar interação e troca de informações entre máquinas em tempo real com a Internet das Coisas (IoT); antecipação de problemas com a Análise Preditiva; a expectativa da chegada da tecnologia 5G no Brasil e o uso de robôs cada vez mais presente nos parques fabris.
Cliente e segurança
Além disso, a crise global de saúde trouxe ainda mais luz para a necessidade de acesso às informações por parte do consumidor. O cliente está mais atento, exigente e com mais tempo para a tomada de decisão.
Por isso, está priorizando fornecedores que lhe ofereçam um relacionamento com base na transparência, segurança e confiança. É esse tripé que permitirá relações duradouras e que poderão fazer a diferença no futuro.
Como alternativa para lidar com o distanciamento, a compra online fez toda a diferença em 2020 e promete ser ainda mais impulsionada no próximo ano. Ao longo do ano, os fornecedores de equipamentos, por exemplo, ampliaram a sua presença digital a fim de oferecer mais conforto e segurança para os clientes, sem deixar de atendê-los.
E essa facilidade de encontrar equipamentos pela internet, com fornecedores de confiança, permite que os gestores também tenham atenção aos seus colaboradores, já que saúde é um tema que permanecerá em alta nos próximos anos.
E isso se faz investindo na saúde dos operadores, por exemplo, adquirindo equipamentos produzidos com total atenção à ergonomia e a qualidade de vida do profissional.
Dessa forma, priorizando a saúde, aumentando a produtividade e reduzindo gargalos. Uma sequência de sucesso para um ano melhor.
Quer saber mais sobre a Indústria 4.0 e como cuidar da saúde dos seus colaboradores? Clique aqui e leia outros posts no blog da Lycos.